terça-feira, 4 de novembro de 2008

Verdade a cima de tudo...

Conta-se que, há muito tempo na dinastia Ming, algo preocupava o imperador Shiang: não tinha sucessor directo. Tratava-se de um imperador bastante sábio e muito respeitado mas não tinha filhos. Pensava e pensava e não conseguia achar forma de resolver o seu dilema. Um dia, porém, lembrou-se de algo que poderia ser interessante e, que ao mesmo, lhe dava garantias que o seu reino seria bem cedido. Numa tarde de calor, tendo o imperador acabado o seu almoço, convocou o seu povo. De dentro da multidão ele escolheu 10 rapazes, não mais velhos que doze anos. Com todos alinhados e preparados para ouvir as suas palavras, o imperador prosseguiu:
- Como sabem, não tenho descendência directa e, para resolver o meu problema, são vocês que vão provar se são os indicados para me suceder… Cada um de vós receberá uma semente. O que proponho é que daqui a um ano, me mostrem o vaso onde a plantaram. Cuidem das sementes como se delas dependesse a vossa vida - e, entregando a um cada uma semente, acrescentou – plantem-na, reguem-na, observem a vossa semente todos os dias pois daqui a um ano, estaremos reunidos para decidir qual das plantas melhor fortificou.
Isto criou grande alarido entre o povo e cada menino, acarinhando a sua semente, regressou a casa. Todas as sementes deram fruto… todos os meninos, juntamente com suas famílias, faziam o seu melhor para que a sua semente fosse a eleita. No entanto, havia um menino que não tinha planta. Nada se erguia do seu vaso. Ele regava-a todos os dias, tratava dela todos os dias mas nada nascia. Ficou triste e perguntava-se porque é que as dos outros cresciam tanto… Passaram onze meses e a expectativa começa a surgir entre o povo. Os nove meninos, junto das suas grandes plantas, comentavam e competiam entre eles. O grande dia é chegado! O imperador manda chamar os dez meninos e alinha-os todos. O pequeno a quem não tinha nascido nada, apareceu triste e com o seu vazo vazio. Depois de ordenados, o imperador passou por todos, observando-os. Olha com agrado para as plantas e por fim comenta:
- Vejo que todos deram o seu melhor e conseguiram plantas muito bonitas. Reparo, no entanto, que há um rapaz que não tem nada no vazo… Como te chamas rapaz? Pergunta o imperador aproximando-se.
- Lee, respondeu o menino começando a chorar.
- Não tens nada no teu vazo…
- Eu dei o meu melhor! Todos os dias eu reguei a minha planta, estive com ela, dediquei-me… Mas não foi suficiente… Peço perdão mas não consegui…
De entre o povo ouve-se uma voz:
- Vai escolher a melhor planta ou não?
- Tenho a minha decisão tomada! Lee, chega aqui a frente por favor! - O menino espantado dirigiu-se ao imperador – Este é o vosso futuro imperador! – Exclamou o Shiang – Todas as sementes que eu distribuí eram inférteis… Tudo o que me mostraram é muito bonito mas não é real… Lee foi o único capaz de se manter autentico e enfrentar a verdade…


(peço desculpa pela extensão dos meu posts - tenho tendência para me esticar um bocado)

2 comentários:

Anónimo disse...

historia tao qrida :D
andas com um blog mto profundo xD

Carina disse...

Gostei.
Uma historia com uma boa moral no final sim sr.

* *